Rede Rotulagem

Rede Rotulagem lança campanha para conscientização da população sobre mudanças nos rótulos dos alimentos

Peças abordam importância da compreensão das informações nutricionais para que consumidores faça melhores escolhas alimentares

A Rede Rotulagem, iniciativa que reúne 22 entidades ligadas ao setor produtivo de alimentos e bebidas, lança nesta segunda-feira, dia 3/12, uma campanha dirigida aos consumidores para divulgar o processo de revisão das normas de rotulagem nutricional no País. A campanha apresenta o modelo proposto pela Rede Rotulagem para o novo rótulo de alimentos e bebidas e defende a ideia de que a oferta de mais informações nutricionais contribui para incentivar o consumidor a fazer escolhas alimentares mais saudáveis.

O processo de revisão das normas de rotulagem dos alimentos é coordenado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que anuncia para o próximo ano o lançamento de uma consulta pública sobre o tema. A campanha da Rede Rotulagem será divulgada apenas no meio digital. Pesquisa realizada pelo Instituto Ideafix em novembro mostrou que 85,6% dos brasileiros buscam informações sobre alimentação e saúde na Internet. A mesma pesquisa mostrou que 66% dos brasileiros desconhecem que está em curso no País a revisão da regulamentação dos rótulos de alimentos.

Os dados foram apresentados pela Rede Rotulagem em evento realizado no dia 27 de novembro, em São Paulo, para anunciar o lançamento da campanha. A ação foi destinada a jornalistas e influenciadores digitais e contou com a participação do presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA), João Dornellas; do apresentador e preparador físico, Marcio Atalla; da nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, e da fundadora do Instituto Questão de Ciência, Natalia Pasternak.

O modelo proposto pela Rede Rotulagem apresenta as informações básicas sobre os principais nutrientes – açúcar, gorduras saturadas e sódio – destacadas na parte frontal das embalagens. As informações são reforçadas com o uso das cores verde, amarelo e vermelho, como no semáforo de trânsito. “O significado dessas cores é facilmente compreendido pelo consumidor e ajuda na compreensão das informações nutricionais”, diz João Dornellas. Outro aspecto do modelo reforçado na campanha é o tamanho das porções. O modelo proposto pela Rede Rotulagem se baseia nas quantidades sugeridas para o consumo, tomando como base uma dieta diária com a ingestão de 2.000 kcal. Dessa forma, o consumidor pode fazer melhor controle do que está comendo e, assim, construir uma dieta balanceada.

As peças da campanha serão apresentadas nas páginas do Sua Liberdade de Escolha no Facebook, Instagram e no LinkedIn e na página da campanha dentro do site da Rede Rotulagem: site.

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